quarta-feira, 25 de maio de 2016

A OBMEP 2016 vem aí!



     A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
    A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
    Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ou 7º ano do ensino fundamental deverão ser inscritos para as provas do Nível 1, os do 8º ou 9º ano para as provas do Nível 2 e os do ensino médio para as provas do Nível 3.
   A OBMEP realizar-se-á em 2 (duas) etapas:
Primeira Fase: Aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Será realizada no dia 07/06, para todos os turnos.
Segunda Fase: Aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios adotados no regulamento. As escolas do Grupo 3E, no qual se encaixa a nossa unidade escolar,  selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na Primeira Fase no Nível 3 para a Segunda Fase.

Premiação
A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase.
Serão concedidos aos alunos:
·  500 (quinhentas) medalhas de ouro,
·  1.500 (mil e quinhentas) medalhas de prata,
·  4.500 (quatro mil e quinhentas) medalhas de bronze, totalizando 6.500 (seis mil e quinhentas) medalhas;
·  até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.

Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC): Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2016 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2017, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2017. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.
Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (PICME): Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. Maiores informações estão disponíveis na página  www.obmep.org.br/picme.htm.









Conheça um pouco da história do nosso colégio

     O Colégio Municipal Paulo Freire foi criado através do Decreto nº 013 de 22 de fevereiro de 2002, pelo Prefeito Municipal Delmires de Oliveira Braga.
Após começar como anexo da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, a Unidade Escolar ganhou sede própria em 2004.
     O CMPF atende exclusivamente ao Ensino Médio, com cursos de Formação Geral e Normal (formação de professores de Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental).
     O colégio possui 10 salas de aula, sala de leitura, sala dos professores, sala da equipe técnico-pedagógica, sala da Direção, secretaria, cozinha, quadra interna, refeitório e banheiros. Até 2011 possui um laboratório de informática, que foi desativado. Possui também um laboratório de Ciências e uma sala de Artes.
.