terça-feira, 20 de setembro de 2016

Projeto Caio Grafite

        O Colégio Municipal Paulo Freire, com apoio do Rotary Club de Armação dos Búzios, oferecerá à comunidade escolar aulas de grafite, no projeto Caio Grafite.

Grafites dos artistas Odair Don e Boca

        As aulas começarão no dia 27 de setembro e tem como data de término o dia 25 de outubro, nos turnos da manhã e tarde. O curso será ministrado serão sempre nas terças-feiras, nos seguintes horários:

De manhã: das 10h até 12h20
De tarde: das 13h até 15h20

Grafite

         Os grafiteiros Boca e Odair Don serão os colaboradores deste projeto, passando sua experiência e arte para os alunos. Os alunos interessados nestas aulas deverão procurar a supervisão do respectivo turno para fazer inscrição, ou procurar a diretora adjunta Elaine Dornellas.


Trabalhos de Odair Don e Boca

Trabalho de campo: Pontos de interesse geológico em Armação de Búzios



      No dia 02 de setembro as professoras Danielle Alves (Geografia) e Geraldiny (Sociologia), o inspetor Ageu e o professor Marco Antônio, responsável pela área de educação ambiental do município, levaram a turma 1202 para visitação à Ponta da Lagoinha, na Ferradura e Ponta do Marisco , em Geribá.

Alunos e professora, bem dispostos, antes da caminhada





       A caminhada ecológica tinha como objetivos conhecer a história geológica do município e sua importância para estudos científicos mundiais, ressaltar a importância da preservação deste patrimônio geológico e fazer a introdução aos estudos sobre recursos minerais.
Ponta da Lagoinha, Ferradura

        Na Ponta da Lagoinha estão as evidências de que a região de Búzios já foi parte de uma paisagem himalaiana.

Prof. Marco Antônio e a turma 1202, na Ponta do Marisco, Geribá




        Essas formações rochosas atraem muitos pesquisadores e estudiosos devido a sua grande importância para estudos geológicos e geomorfológicos mundiais.

Explanação acerca das particularidades das formações rochosas buzianas


        Na Ponta do Marisco , em Geribá, estão expostas as evidências da Deriva Continental - abertura do Oceano Atlântico - que ocorreu há 130 milhões de anos , e evidências do fim do "Himalaia Brasileiro".

Formações rochosas buzianas, centro de atenção mundial



        As formações rochosas destes locais tem um valor científico inestimável, trata-se, na verdade, de um museu natural que precisa ser visitado e conhecido, principalmente por estudantes da região. 

Valor inestimável científico, formidável atrativo turístico


         Os alunos também visitaram uma casa sustentável, na qual estão armazenadas amostras de areia de diversas praias buzianas. No mesmo local os alunos também tiveram a oportunidade de ver o funcionamento de geração de energia elétrica através de placas solares.

Casa ecologicamente sustentável

         Hoje a Armação dos Búzios é uma região costeira cuja maior altitude não ultrapassa 200 metros acima do nível do mar. Neste substrato rochoso, o homem instalou-se e difundiu sua cultura, sem refletir o quão efêmero é sua passagem na história desde planeta. Sobre as rochas, o homem construiu sua moradia, mal sabendo que estas rochas presenciaram épocas tão remotas como o nascimento do Oceano Atlântico ou até mesmo a explosão da vida nos continentes da Terra.

Espaço de geodiversidade