terça-feira, 22 de novembro de 2016

Reunião Geral : esclarecimentos sobre o processo de Estadualização do Ensino Médio em Búzios



Atenção comunidade escolar: no dia 23/11, quarta-feira, às 18h, está marcada a reunião geral para esclarecimentos a respeito da ameaça de estadualização do Ensino Médio em Armação dos Búzios. Todos estão convidados : funcionários, alunos e responsáveis!




II Sarau Cultural : homenagem a Paulo Freire



Sarau é um evento cultural onde as pessoas se encontram para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. A palavra tem origem no termo latino serus (relativo ao entardecer), porque acontecia, em geral, no fim do dia. Pode envolver dança, poesia, círculos de leitura, seção de filme, música, bate-papo filosófico, pintura, teatro etc. Muito comuns no século XIX, os saraus vêm sendo resgatados e reinventados pelas escolas como uma maneira de fortalecer a identidade da comunidade escolar, promovendo a integração de todos de forma descontraída, criativa e mais envolvente do que a tradicional reunião de pais.

Diretora Inês e Professora Luísa marcando presença no II Sarau Cultural

Esqueça a pompa e a circunstância. Os saraus contemporâneos estão mais para jeans e camiseta do que para fraque e cartola. O prazer de se reunir em torno da poesia, da literatura, da música e da dança, costume cultivado por aqui desde o período colonial, virou domínio público. Encontros tomam conta de bares, cafés, livrarias, centros culturais, residências e até quiosques de praia. Durante muito tempo, a palavra sarau esteve relacionada à formalidade. Mas, nos últimos anos, o público passou a participar ativamente, criando e se apresentando em clima de confraternização. 

A turma 1106 , numa apresentação musical


É um momento para a soma de conhecimentos, descobertas e vivências coletivas. Ao promover esses encontros, a Unidade Escolar ultrapassa seus muros e se fortalece como um polo cultural da localidade. A comunidade escolar passa a se reconhecer na colégio, o que acaba por ter um impacto muito positivo no envolvimento dela com as atividades escolares.
Além disso, o sarau é também um momento de tomada de consciência, pois a cultura desperta a sensibilidade das pessoas para a realidade à sua volta e as estimula a refletir sobre ela a partir de outras linguagens. Neste ano, o II Sarau Cultural homenageou o professor Paulo Freire, patrono desta unidade escolar.

Professoras Maria  e Angélica fazendo as honras da casa, aguardando o show do aluno Ronald

O II Sarau Cultural da Sala de Leitura Vinícius de Moraes ocorreu no dia 21 de outubro, no horário das 16h. A abertura do evento foi em grande estilo: uma apresentação de uma banda de rock, composta por alunos e ex-alunos do CM Paulo Freire.  Durante a apresentação da banda, alunos e professores puderam "dar uma palhinha", mostrando o seu talento musical.

 
Professor André, cantando os sucessos do BRock anos 80.

Ao longo do evento, alunos e professores tiveram a oportunidade de trazer à comunidade escolar performances artísticas , traduzidas por meio da literatura (prosa e poesia), música e dança. O espaço foi pequeno para abrigar os interessados no Sarau!

Os alunos da turma 1200 apreciando o evento no camarote vip
A Sala de Leitura Vinícius, através dos dinamizadores Angélica Rocha, Bruno Leite, Maria Curado, Solange e Vera Lílian, agradece a colaboração dos professores, direção e equipe técnico-pedagógica, componentes importantes na realização do nosso evento.

 
Performance da turma 1000



Aguardamos, ansiosos, o III Sarau Cultural! Que venham outros!


Apresentação musical : alunos Cleberson e Nicole

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Maratona EcoAmpla


        A Ampla, através do projeto Consciência EcoAmpla, convida os alunos das escolas Profº Darcy Ribeiro, Vereador Emígdio Coutinho, Nicomedes Thetônio Viana e do Colégio Municipal Paulo Freire a participarem da Maratona EcoAmpla - 2016.

       
O projeto Consciência EcoAmpla é um projeto social da Ampla em que ajuda a natureza e ainda permite ao usuário ganhar bônus na conta de luz. A Maratona EcoAmpla é uma competição em que os alunos das escolas públicas precisam trocar a maior quantidade possível de lixo reciclável nos postos de coletas. Os alunos que obtiverem as maiores pontuações ganham os seguintes prêmios:

1º Lugar Geral : Bicicleta elétrica e troféu.

1º Lugar de cada escola: Tablet



10 primeiros estudantes colocados de cada escola : Fones de ouvido


1º Lugar Escola : um projetor

 A Maratona teve início em 22 de agosto e encerra-se no dia 31 de outubro. A inscrição é restrita a estudantes e será feita nas respectivas escolas participantes.

Como será a feita a pontuação:

- Os pontos serão obtidos de acordo com a quantidade de resíduos trocados  no ecoponto de coleta participante (Secretaria Municipal de Meio Ambiente).
- Cada quilograma (kg) de resíduos recicláveis trocados por bônus na conta de energia corresponderá a um ponto.

Como Participar

Para participar basta levar seu resíduo reciclável, já separado por tipo ao ecoponto de coleta mais próximo levando sua conta de luz.

Lá os resíduos serão pesados, o valor do bônus será calculado e receberá um comprovante da operação. Você poderá realizar quantas trocas quiser durante o mês e o bônus será creditado na próxima conta de luz a ser emitida.

Passo a passo:


Participe!

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Projeto Caio Grafite

        O Colégio Municipal Paulo Freire, com apoio do Rotary Club de Armação dos Búzios, oferecerá à comunidade escolar aulas de grafite, no projeto Caio Grafite.

Grafites dos artistas Odair Don e Boca

        As aulas começarão no dia 27 de setembro e tem como data de término o dia 25 de outubro, nos turnos da manhã e tarde. O curso será ministrado serão sempre nas terças-feiras, nos seguintes horários:

De manhã: das 10h até 12h20
De tarde: das 13h até 15h20

Grafite

         Os grafiteiros Boca e Odair Don serão os colaboradores deste projeto, passando sua experiência e arte para os alunos. Os alunos interessados nestas aulas deverão procurar a supervisão do respectivo turno para fazer inscrição, ou procurar a diretora adjunta Elaine Dornellas.


Trabalhos de Odair Don e Boca

Trabalho de campo: Pontos de interesse geológico em Armação de Búzios



      No dia 02 de setembro as professoras Danielle Alves (Geografia) e Geraldiny (Sociologia), o inspetor Ageu e o professor Marco Antônio, responsável pela área de educação ambiental do município, levaram a turma 1202 para visitação à Ponta da Lagoinha, na Ferradura e Ponta do Marisco , em Geribá.

Alunos e professora, bem dispostos, antes da caminhada





       A caminhada ecológica tinha como objetivos conhecer a história geológica do município e sua importância para estudos científicos mundiais, ressaltar a importância da preservação deste patrimônio geológico e fazer a introdução aos estudos sobre recursos minerais.
Ponta da Lagoinha, Ferradura

        Na Ponta da Lagoinha estão as evidências de que a região de Búzios já foi parte de uma paisagem himalaiana.

Prof. Marco Antônio e a turma 1202, na Ponta do Marisco, Geribá




        Essas formações rochosas atraem muitos pesquisadores e estudiosos devido a sua grande importância para estudos geológicos e geomorfológicos mundiais.

Explanação acerca das particularidades das formações rochosas buzianas


        Na Ponta do Marisco , em Geribá, estão expostas as evidências da Deriva Continental - abertura do Oceano Atlântico - que ocorreu há 130 milhões de anos , e evidências do fim do "Himalaia Brasileiro".

Formações rochosas buzianas, centro de atenção mundial



        As formações rochosas destes locais tem um valor científico inestimável, trata-se, na verdade, de um museu natural que precisa ser visitado e conhecido, principalmente por estudantes da região. 

Valor inestimável científico, formidável atrativo turístico


         Os alunos também visitaram uma casa sustentável, na qual estão armazenadas amostras de areia de diversas praias buzianas. No mesmo local os alunos também tiveram a oportunidade de ver o funcionamento de geração de energia elétrica através de placas solares.

Casa ecologicamente sustentável

         Hoje a Armação dos Búzios é uma região costeira cuja maior altitude não ultrapassa 200 metros acima do nível do mar. Neste substrato rochoso, o homem instalou-se e difundiu sua cultura, sem refletir o quão efêmero é sua passagem na história desde planeta. Sobre as rochas, o homem construiu sua moradia, mal sabendo que estas rochas presenciaram épocas tão remotas como o nascimento do Oceano Atlântico ou até mesmo a explosão da vida nos continentes da Terra.

Espaço de geodiversidade


quarta-feira, 13 de julho de 2016

Óia a Festa Caipira, sô!



     Cumpadis, anotem na sua agenda: no dia 06 de agosto, sábado, a partir das 18h , acontecerá a já tradicionalíssima confraternização de inverno, que já teve diversas denominações (Festa Junina, Festa Julina, Festa Agostina, Festa Setembrina); desde o ano passado se chama Festa Caipira.




     A festa é aberta à comunidade do Colégio Municipal Paulo Freire e como toda boa festa caipira terá bebidas e comidas típicas, quadrilha (legal, com alunos) , danças e festejos. Assim como no ano passado também será realizada uma gincana. Na gincana a competição será entre as turmas de terceiro ano do Curso de Formação Geral e do quarto ano do Curso de Formação de Professores.
As turmas serão divididas em bandeiras Amarela (1301), Rosa (1302), Azul (1303), Vermelha (1304 e 1305), Preta (1306), Verde (1307) e Roxa (1400).

     Não pensem que esta gincana será fácil, não. Vejam a lista de tarefas para a gincana deste ano:


      Aguardamos a sua presença!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Projeto Intervalo Poético 2016



    O projeto "Intervalo Poético" visa estimular a leitura, a poesia e toda forma de arte entre os estudantes. Acontece deste o início do ano no terceiro turno, na primeira terça-feira do mês.
     No mês de junho , passou a acontecer também no primeiro e segundo turnos, sendo às terças pela manhã e às sextas, à tarde, sempre no horário do intervalo.






Os alunos têm à disposição o microfone aberto para se manifestarem artisticamente, com poesias, músicas, apresentações ou dança.




   A receptividade tem sido bastante satisfatória!

O Intervalo Poético tem como organizadores as professoras Luísa, Geraldiny, Daniele e Fernanda.

Os brutos também amam, digo, também declamam...


Os professores também participam do Intervalo! O professor André até deu uma palhinha, com uma bela performance cantando hits dos anos 80, só clássico do rock nacional!


quarta-feira, 25 de maio de 2016

A OBMEP 2016 vem aí!



     A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
    A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias municipais de educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
    Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 6º ou 7º ano do ensino fundamental deverão ser inscritos para as provas do Nível 1, os do 8º ou 9º ano para as provas do Nível 2 e os do ensino médio para as provas do Nível 3.
   A OBMEP realizar-se-á em 2 (duas) etapas:
Primeira Fase: Aplicação de prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. Será realizada no dia 07/06, para todos os turnos.
Segunda Fase: Aplicação de prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas segundo os critérios adotados no regulamento. As escolas do Grupo 3E, no qual se encaixa a nossa unidade escolar,  selecionarão 5% (cinco por cento) do total de alunos inscritos na Primeira Fase no Nível 3 para a Segunda Fase.

Premiação
A OBMEP premiará alunos, professores, escolas e secretarias municipais de educação. Essa premiação baseia-se exclusivamente no resultado das provas da Segunda Fase.
Serão concedidos aos alunos:
·  500 (quinhentas) medalhas de ouro,
·  1.500 (mil e quinhentas) medalhas de prata,
·  4.500 (quatro mil e quinhentas) medalhas de bronze, totalizando 6.500 (seis mil e quinhentas) medalhas;
·  até 46.200 (quarenta e seis mil e duzentos) certificados de Menção Honrosa.

Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC): Aos 6.500 alunos premiados na OBMEP 2016 com medalhas de ouro, prata ou bronze e matriculados em escolas públicas em 2017, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no PIC dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq. A estrutura e o planejamento do programa serão definidos e divulgados no início de 2017. Em caso de vacância de bolsas, um medalhista poderá ser substituído por um aluno que tenha recebido uma Menção Honrosa e esteja matriculado no ensino público, a critério da coordenação do PIC.
Programa de Iniciação Científica e de Mestrado (PICME): Os medalhistas de ouro, prata ou bronze de qualquer edição da OBMEP, regularmente matriculados no ensino superior, poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) oferecido por diversas Instituições de Ensino Superior. Maiores informações estão disponíveis na página  www.obmep.org.br/picme.htm.









Conheça um pouco da história do nosso colégio

     O Colégio Municipal Paulo Freire foi criado através do Decreto nº 013 de 22 de fevereiro de 2002, pelo Prefeito Municipal Delmires de Oliveira Braga.
Após começar como anexo da Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, a Unidade Escolar ganhou sede própria em 2004.
     O CMPF atende exclusivamente ao Ensino Médio, com cursos de Formação Geral e Normal (formação de professores de Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental).
     O colégio possui 10 salas de aula, sala de leitura, sala dos professores, sala da equipe técnico-pedagógica, sala da Direção, secretaria, cozinha, quadra interna, refeitório e banheiros. Até 2011 possui um laboratório de informática, que foi desativado. Possui também um laboratório de Ciências e uma sala de Artes.
.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Sala de Leitura Vinícius de Moraes apresenta "Memórias de um sargento de milícias"




  O romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.
  A história se passa no começo do século XIX, ocasião em que a família real portuguesa se refugiou no Brasil. Por isso, o romance tem início com a expressão “Era no tempo do rei”, referindo-se ao rei português dom João VI. Essa fórmula também faz referência – e isso é mais relevante para entender a estrutura do romance – aos inícios dos contos de fada: “Era uma vez...”
Apesar do título de “memórias”, o romance não é narrado pelo personagem Leonardo, e sim por um narrador onisciente em terceira pessoa, que tece comentários e digressões no desenrolar dos acontecimentos. O termo “memórias” refere-se à evocação de um tempo passado, reconstruído por meio das histórias por que passa o personagem Leonardo.